Relação entre escoliose e as DTM: caso clínico

Póster > Casos clínicos > Oclusão

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 14h30 às 16h00 – Ordem nº 61

Ana Paz

Universidade de Lisboa

Fátima Magalhães
Inês Jorge

Introdução

Na medicina dentária, a relação entre os problemas oclusais e a coluna vertebral é de grande interesse, devido à elevada incidência de casos de dor muscular no pescoço, tronco, membros superiores e inferiores, e na ATM (articulação temporo mandibular) em pacientes com problemas oclusais. Existem vários fatores que impedem o alinhamento normal do tronco no plano frontal, sendo relevante investigar a forma que estes fatores podem afetar a oclusão.

Caso Clínico

Paciente de 22 anos, género feminino, compareceu na consulta de ortodontia referindo insatisfação estética e dores na ATM. Depois de uma análise clínica e radiográfica do caso foi diagnosticado deslocamento do disco com redução, com desvio para o lado direito. Há 10 anos, a paciente já tinha feito tratamento com aparatologia fixa, e referiu ter escoliose dorso-lombar, predominantemente lombar com rotação dos corpos vertebrais, e sobrelevarão da crista ilíaca direita (4mm) em relação à contra-lateral. Após ter finalizado as consultas de osteopatia, a paciente optou por fazer terapia ortodôntica com aparatologia removível (Invisalign Lite).

Resultados

Após oito meses de correção ortodôntica o problema de deslocamento do disco direito com redução foi resolvido, em conjunto com sessões de osteopatia.

Conclusão

De acordo com este caso clínico, o tratamento ortodôntico com alinhadores removíveis, e em conjunto com a osteopatia, melhorou a sintomatologia da disfunção temporo-mandibular.