Reabilitação oral multidisciplinar de um paciente com lesões múltiplas dos maxilares

Póster > Casos clínicos > Implantologia

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 11h00 às 12h00 – Ordem nº 54

Elisabete Costa

Universidade Fernando Pessoa

Teresa Pinho
Andre Correia
Bianca Fernandes
Manuel Neves

Palavras-chave: intrusão dentária; regeneração óssea guiada; implantes, técnica ortodôntica MEAW, mini-implantes.

Descrição do caso clínico

Paciente masculino, 37 anos, foi atropelado com 12 anos de idade, resultando fraturas múltiplas nos maxilares, ausência por avulsão do 11 e de todos os dentes do 2º quadrante com reabsorção óssea vertical e horizontal; uma inclinação acentuada do plano oclusal com extrusão dos dentes do 3º quadrante e reabsorção das raízes do 43 e 44. Com o objetivo de intruir os dentes do 3º quadrante e nivelamento do plano oclusal, colocou-se aparelho fixo com a técnica de (MEAW), com ancoragem em 3 mini-implantes, durante 2 anos. Seguiu-se a regeneração óssea guiada no 2º quadrante para o aumento horizontal e preenchimento do seio maxilar, com enxerto autógeno, um bio-material de origem xenógeno e membranas reabsorvíveis. Seis meses após foram colocados 3 implantes no 2º quadrante e extração do 4.3 e 4.4 e colocação de 1 implante. Quatro meses depois foi efetuada a reabilitação protética fixa em zircónia-ceramica. Follow-up atual, 5 anos.

Discussão

A técnica MEAW com ancoragem nos mini-implantes foi fundamental para a intrusão de todo o setor do 3º quadrante que se apresentava com torque muito negativo. A utilização de técnicas regenerativas de aumento ósseo maxilar possibilitou a colocação de implantes na posição correta, estudada previamente com TAC e enceramento de diagnóstico.

Conclusão

O tratamento multidisciplinar foi fundamental para a reabilitação desta caso complexo. A ortodontia permitiu o nivelamento do plano oclusal e as técnicas regenerativas foram essenciais para a reabilitação com implantes.