Novas tecnologias aplicadas ao retratamento endodôntico não cirúrgico – descrição caso clínico

Póster > Casos clínicos > Endodontia

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 11h00 às 12h00 – Ordem nº 53

Ana Santos Alves

Universidade Fernando Pessoa

Luís França Martins

Descrição caso clínico

Paciente do género feminino, raça caucasiana, 58 anos de idade, com queixa de dor espontânea na zona dos pré-molares superiores direitos, agravada pela mastigação. Testes térmicos de sensibilidade negativos e testes de percussão e mastigação positivos. Apresenta coroas metalo-cerâmicas de falso coto fundido com núcleos metálicos radiculares e tratamento endodôntico insatisfatório. Foi realizado o Retratamento Endodôntico Não Cirúrgico, segundo os parâmetros atuais e utilizando técnicas e tecnologias que se encontram à disposição dos médicos dentistas.

Discussão

Segundo a atual literatura científica, técnicas e tecnologias como a utilização de ultra-sons, sistemas auxiliares de desinfeção, sistemas de desobturação e instrumentação mecanizados e sistemas de obturação termoplástica, são ferramentas estabelecidas e comprovadas quanto ao seu contributo na melhoria da qualidade, sucesso e simplificação do RTENC. O caso clínico apresentado exemplifica a vantagem da conjugação de várias ferramentas clínicas atuais, exemplificando a mais-valia clínica da sua utilização conjunta.

Conclusão

Sendo que não existe consenso científico universal ou protocolo estandardizado que regule a execução deste procedimento, pensamos que seguir as guide lines atualmente reconhecidas internacionalmente, recorrendo à conjugação das várias ferramentas clínicas de valor comprovado, procurando realizar um RTENC de um modo mais previsível, eficaz e com melhores taxas de sucesso e, por conseguinte, com melhor prognóstico dos nossos tratamentos.

Palavras-chave: “Retratamento Endodôntico Não Cirúrgico”, “Sistemas de desobturação”, “ Ultra-sons em endodontia”, ”Endodontic Retreatement”, “Endodontic Retreatment files”, “Endodontic new tecnologies”.