Instrumentação do canal Mésio Palatino com limas Reciproc : relato de Caso

Póster > Casos clínicos > Endodontia

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 11h00 às 12h00 – Ordem nº 51

Ednilson Delgado

Lidiane Duarte Varela
Raquel Nadine Cabral Vieira

Relato de caso

Paciente do sexo feminino de 24 de idade compareceu na Clínica Sodente, queixando de dor na região de molares superiores direito. Ao exame clínico e radiográfico, constatou-se uma cárie extensa no elemento 16. Foi diagnosticado pulpite irreversível e programado tratamento endodôntico. Após a abertura de acesso e localização dos canais, o instrumento R25 foi usado para preparar o espaço do canal, avançando até atingir 2/3 do limite trabalho (LT), previamente estimado através do Raio-x. Depois de atingir aproximadamente 2/3 do canal, o CT foi determinado usando um C-Pilot #10 e um localizador de ápice. O canal MP foi preparado até que o R25 alcançasse o CT. Os canais MV, DV e P foram preparadas com sistema R40. Para irrigação dos canais foi utilizada NaOCl a 2,5% e EDTA 17%. Em relação a obturação foi utilizada a técnica fria com cone único.

Discussão

A preparação do canal MP em molar superior é desafiadora, considerando a complexidade da anatomia do canal e a presença de calcificações principalmente no terço coronal do canal. O principal benefício do sistema reciproc é a sua simplicidade, independentemente da natureza do procedimento e o grau da calcificação e curvatura do canal, além de utilizar um único instrumento para preparo dos canais radiculares.

Conclusão

O sistema reciproc apresenta uma maior segurança no preparo dos canais radiculares, além de eficiente, reduz a duração do tratamento e o stress de paciente e profissional. Apresentado, assim como uma boa opção de tratamento.