Clareamento dentário em dentes com necrose pulpar: relato de caso

Póster > Casos clínicos > Dentisteria Operatória

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 11h00 às 12h00 – Ordem nº 49

Raquel Nadine Cabral Vieira

Ednilson Jorge Rocha Delgado
Lidiane Duarte Varela

Descrição do caso

Paciente do sexo feminino, 22 anos de idade, procurou a Clínica Sodente, visando melhoria estética de um dente escurecido, que há muito lhe incomodava, apesar de nunca ter sentido dor. Durante a anamnese, esta relatou que sofreu uma queda há cerca de 10 anos. Ao exame clínico, observou-se alteração de cor no dente 11, causada pela necrose pulpar. Radiograficamente, o dente apresentava uma lesão periapical. Após o tratamento endodôntico, foi realizado clareamento interno em três sessões com Whiteness Super – Endo 37%, associada a uma sessão de clareamento externo (Whiteness HP 35%). Os resultados clínicos mostraram a eficácia da técnica escolhida.

Discussão

A alteração de cor em dentes despolpados ocorre devido a hemorragia pulpar, permanência de tecido necrótico ou de restos de material obturador dentro da câmara pulpar, etc. A busca por um agente clareador efetivo e que não apresente riscos ao remanescente dentário, tem sido incrementada ao longo dos anos. Atualmente, os agentes clareadores mais utilizados no tratamento desses dentes são o peróxido de hidrogênio, o peróxido de carbamida e o perborato de sódio.

Conclusão

O clareamento interno dos dentes escurecidos por necrose pulpar, surge como uma boa alternativa para o restabelecimento estético do elemento dentário pois se mostra uma técnica conservadora, rápida, segura e de baixo custo. Neste caso, a técnica utilizada mostrou-se eficaz e foi possível notar o elevado grau de satisfação da paciente.