Estética em dente anterior – que opção de tratamento?

Póster > Casos clínicos > Dentisteria Operatória

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 47

Sofia Sequeira Neves

Universidade do Porto

Joana Moutinho

Descrição do caso clínico

O paciente J. P., 18 anos, compareceu na consulta de medicina dentária com queixas estéticas relacionadas com o dente 21 e com objetivo de colocar uma coroa cerâmica ou implante. Relatou que depois de um acidente ocorrido em 2015, do qual resultou a fratura da coroa do dente 21 com envolvimento da zona pulpar, lhe foi realizado um tratamento endodôntico e posterior restauração a resina composta. Desse tratamento resultou o escurecimento coronário do dente com consequente implicação estética e insatisfação do paciente. Depois de uma avaliação clínica e radiográfica, foi proposto ao paciente um plano de tratamento menos invasivo, com menos desgaste da peça dentária, com estética satisfatória e mais vantajoso em termos de custos para o paciente. Esse plano de tratamento passou numa primeira fase pelo branqueamento interno do dente e seguidamente a restauração do mesmo com resina composta.

Discussão

A maior procura e preocupação pela estética dentária tem resultado no avanço das propriedades ópticas dos materiais restauradores, graças à incorporação de nano-partículas. Este crescimento proporciona um equilíbrio quase à mesma altura entre os compósitos resinosos e as cerâmicas mais modernas.

Conclusões

O sucesso de restaurações estéticas depende da elaboração de um correto diagnóstico e planeamento do caso clínico a executar, assim como observar e respeitar as características de cada material. É essencial esclarecer os pacientes, dar-lhes a conhecer as vantagens e desvantagens de cada procedimento e em concordância elaborar um plano de tratamento visando a resolução do problema e a satisfação do paciente.