Acupuntura na reabilitação de parestesia lingual após extração dentária

Póster > Casos clínicos > Cirurgia oral

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 43

Hugo Tsou Ferraz

Universidade Fernando Pessoa

André António Moura dos Santos
Daniel Cerqueira Ribeiro

Descrição do caso clínico

Mulher de 41 anos e sem antecedentes clínicos ou familiares relevantes, foi submetida a uma exodontia de um 4.8 incluso. Após vinte dias a paciente referiu parestesia da região direita do dorso da língua, com extensão desde a ponta até à raiz, situação que foi agravando em área e intensidade. Foram realizadas TACs pré e pós cirúrgicas, não revelando qualquer envolvimento íntimo ou aparente lesão do nervo mandibular. A fim de 90 dias mantinha-se o quadro clínico e a paciente optou por fazer um tratamento com acupuntura. Um equipamento de medição de permeabilidade elétrica na pele foi usado para identificar pontos de acupuntura sensíveis e considerados reflexos da área lesada. Após identificação dos pontos eletricamente reativos procedeu-se à acupuntura. Os tratamentos foram feitos com periodicidade semanal incluindo testes de sensibilidade em cada tratamento.

Discussão

Estabeleceu-se uma escala de 0 a 3 para testar a evolução da alteração de sensações, sendo 0 – sem sensibilidade à picada ou temperatura (frio) e 3 – sensação de normalidade quando comparada à região esquerda da língua. Na primeira sessão a paciente referiu alteração de 0 para 1 em relação à picada e temperatura. Na segunda sessão houve mudança de 1 para 2 nos mesmos estímulos. Na terceira sessão houve alteração de 2 para 3 na raiz da língua.

Conclusão

Este caso sugere que a acupuntura possa ter favorecido a recuperação das sensações da língua da paciente. Sugere-se que um estudo com maior amostra, controlado e duplo-cego seja efetuado.