Influência dos nichos oclusais na distribuição de forças em prótese parcial removível

Póster > Investigação > Prótese Removível

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 42

Sofia Trindade

Universidade do Porto

Reis Campos
Mário Vaz
Nuno Viriato
Maria Helena Figueiral

Introdução

As possibilidades em reabilitações fixas são aliciantes, mas fogem às possibilidades económicas da maioria, pelo que a prótese removível representa a maioria da prática clínica em Portugal. Nichos oclusais são preparações dentárias executadas em esmalte hígido ou em restaurações, e a forma e dimensões devem permitir a construção de apoios que garantam o equilíbrio oclusal da prótese, com melhor distribuição de cargas, estabilidade e relações oclusais, e resistência mecânica para suportar forças exercidas. Apesar de descrita na literatura, a preparação de nichos não é consensual, face a questões biológicas e mecânicas.

Objetivos

Utilizando um modelo in vitro de PPR mandibular Classe II de Kennedy, pretende-se analisar a distribuição das forças transmitidas aos dentes pilares, com e sem presença de nichos oclusais.

Materiais e métodos

Foi confecionado um modelo acrílico mandibular com ausência do 36, 37, 38 e 48. Criaram-se dois grupos experimentais: um com nichos oclusais; outro sem. Sobre o modelo realizou-se uma PPR esquelética Classe II de Kennedy, para cada grupo. Usando a técnica de Electronic Speckle Pattern Interferometry (ESPI), analisaram-se as alterações nos dentes pilares quando sujeitos a força tênsil.

Resultados

Os dentes pilares foram submetidos a maiores deformações quanto maior a força de compressão aplicada, mas não se encontrou diferença significativa entre os grupos experimentais.

Discussão

Apesar de exigirem validação experimental e clínica adicional, os resultados preliminares aqui apresentados encorajam a atualização dos princípios da preparação de nichos oclusais.

Palavras-chave: Prótese Parcial Removível, Prótese esquelética, Nicho oclusal, Apoio oclusal, Força mastigatória, Electronic Speckle Pattern Interferometry.