Hábitos nutricionais e cárie dentária na infância: a importância do lanche escolar

Póster > Investigação > Medicina Dentária Preventiva

Hall dos Pósteres – 17 novembro, 09h00 às 10h30 – Ordem nº 36

Maria Júlia Rodrigues

Universidade Fernando Pessoa

Augusta Pureza Alves Silveira
Teresa Sequeira
Raquel Silva

Palavras-Chave: cárie dentária, hábitos nutricionais, saúde oral, medicina dentária, prevenção, medicina comunitária.

Introdução

A cárie dentária (CD) é influenciada por fatores sócioeconómicos e comportamentais – em particular hábitos nutricionais e consumo excessivo de carbohidratos. As crianças em idade escolar representam uma população privilegiada para incutir hábitos alimentares saudáveis.

Objetivos

Relacionar a CD com hábitos nutricionais (lanche da manhã/tarde) em crianças com idade escolar. Esclarecer sobre a importância da composição nutricional do lanche em Medicina Dentária Preventiva (MDP).

Métodos

Revisão sistemática da literatura (2007-2017). Palavras-chave: CD, hábitos nutricionais, saúde oral (SO), medicina dentária, prevenção, medicina comunitária.

Avaliaram-se 40 crianças (6-9 anos) do AE D. Afonso Sanches – indicadores de Saúde Oral (CPOD, cpod e IHO-S); indicadores nutricionais (IMC e composição nutricional dos lanches).

Resultados

Na composição nutricional do lanche os carbohidratos-como a sacarose- estão presentes na maioria dos alimentos (51%) e quase na totalidade das bebidas (95%). 45% das crianças apresenta excesso de peso / obesidade. A prevalência de indivíduos com experiência de cárie dentária é de 47,5% e o IHO-S foi classificado de Bom em 85% das crianças avaliadas. 57% das crianças vão ao Médico Dentista 0 a 1 vez/ano.

Conclusões

Foi evidenciada uma preferência pela inclusão de alimentos/bebidas açucaradas nos lanches. A prevalência de indivíduos com experiência de CD é elevada. Reforça-se a necessidade de intervenção na área de MDP neste agrupamento.

Implicações clínicas

Apesar dos esforços realizados no sentido de reduzir a prevalência de CD a nível nacional verifica-se que a educação para a SO é crucial neste processo.