Etiologia e tratamento do sorriso gengival: revisão narrativa

Póster > Revisão > Ortodontia

Sala e-Posters – 16 novembro, 18h20 – Ordem nº 30
Candidato a prémio

Dinis Pereira

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Margarida Almeida Fernandes
Sílvia Gonçalves
Paulo Retto
Ana Delgado

Introdução

O sorriso gengival constitui uma queixa estética que altera a espontaneidade da expressão facial. Uma exposição gengival superior a 2mm no sorriso é classificada como sorriso gengival.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é identificar a etiologia, a classificação e os tratamentos descritos na literatura do sorriso gengival.

Métodos

Foi realizada uma pesquisa na internet nos motores de busca Pubmed, B-on, Scielo e Science Direct. Utilizaram-se as palavras-chave: “gummy smile”, “excessive gingival display” e “lip repositioning surgery” como palavras-chave principais. Foram selecionados 17 artigos publicados entre 1996 e 2017.

Resultados

Os fatores etiológicos do sorriso gengival são: protrusão dento-alveolar superior, excesso vertical maxilar, extrusão dentária e/ou erupção passiva alterada, hiperatividade dos músculos do lábio superior, hipertrofia gengival infecciosa e/ou medicamentosa e características morfofuncionais do lábio superior. O sorriso gengival pode ser causado por um conjunto destes fatores. As opções de tratamento descritas na literatura são: cirurgia periodontal, intrusão dento-alveolar, cirurgia ortognática, infiltrações de Botox®, cirurgia de reposicionamento labial, cirurgia para a libertação do músculo depressor do septo nasal e cirurgia de reinserção do músculo elevador da asa do nariz e lábio superior.

Conclusões

O estudo e a avaliação criteriosa da etiologia e do grau de severidade do sorriso gengival são determinantes na seleção do tratamento.

Implicações clínicas

Uma equipa multidisciplinar, envolvendo a Ortodontia, Periodontologia, Reabilitação Oral, Cirurgia Maxilo-Facial e Cirurgia Plástica, é necessária para o diagnóstico e tratamento do sorriso gengival, quando a etiologia é multifactorial.

Ordem dos Médicos Dentistas
Visão Geral da Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar-lhe a melhor experiência de utilização possível. A informação dos cookies é armazenada no seu navegador e desempenha funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.