Efetividade da nano-Hydroxyapatite (n-HA) no tratamento da hipersensibilidade dentinária: Revisão sistemática

Póster > Revisão > Materiais Dentários

Sala e-Posters – 16 novembro, 17h50 – Ordem nº 27
Candidato a prémio

Nuno Nóbrega

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Inês Rebocho

Introdução

Recentemente foram introduzidos os nano dessensibilizantes, nomeadamente a nano-Hydroxyapatite, como a n-HA é nanométrica, esta poderá obliterar os túbulos dentinários com uma maior facilidade.

Objetivos

Encontrar uma Resposta à questão PICO: A nano-hydroxyapatite é efetiva no tratamento da hipersensibilidade dentinária?

Métodos

Procedeu-se a uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados pubmed central e pubmed/medline com as palavras-chave: dentin hypersensitivity, dentin sensitivity, n-HA, nano-HA, nano hydroxyapatite, combinadas com os conectores “AND” e “OR”. Foram considerados como critérios de inclusão: estudos realizados nos últimos 10 anos (2007-2017), ensaios clínicos randomizados com controlos de pelo menos 4 semanas, participantes adultos e participantes não submetidos a branqueamentos dentários. Foram considerados como critérios de exclusão: revisões da narrativa, revisões sistemáticas, estudos in vitro, ensaios clínicos com controlos inferiores a 4 semanas, ensaios clínicos com menos de 20 participantes, ensaios clínicos em que os participantes foram submetidos a branqueamentos dentários e estudos efetuados em crianças.

Resultados

Foram incluídos 5 estudos de um universo de 208 artigos.

Conclusões

Todos os estudos incluídos demonstraram que a nano-hydroxyapatite é efetiva na redução da hipersensibilidade dentinária num período de pelo menos 4 semanas. Quando comparada com outros dessensibilizantes, a nano-hydroxyapatite apresentou uma efetividade igual ou superior à dos restantes agentes. Porém, são necessários mais estudos clínicos randomizados para tirarmos tais conclusões.

Aplicações clínicas

Os dessensibilizantes com nano-Hydroxyapatite são uma nova opção para o tratamento da hipersensibilidade dentinária e podem ser utilizados em ambulatório ou no consultório.

Palavras-chave: n-HA, nano-HA, nano-hydroxyapatite, hipersensibilidade dentinária, sensibilidade dentinária, agentes dessensibilizantes.