Reabilitação estética multidisciplinar: caso clínico

Póster > Casos clínicos > Prótese Fixa

Sala e-Posters – 16 novembro, 15h50 – Ordem nº 24
Candidato a prémio

Vasco Nunes da Silva

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Marcos Reis
Luís Fonseca
Pedro Freitas

Descrição do caso

Paciente do sexo feminino, saudável, com 36 anos, compareceu na clínica descontente com a estética do seu sorriso. Após uma correta anamnese, avaliação clinica, fotográfica e radiográfica, efetuou-se o diagnóstico e delineou-se o plano de tratamento.

Diagnóstico

Restaurações infiltradas nos dentes 12, 11, 21, 22 e 36; Lesões periapicais nos dentes 11, 21,22 e 36; Sorriso gengival.

Plano de tratamento

Retratamento endodôntico, branqueamento interno e restaurações em resina composta dos dentes 11, 21, 22 e 36; Overlay cerâmico no dente 36; Gengivectomia + Facetas feldspáticas nos dentes12, 11, 21, 22.

Discussão

Embora tivesse sido incluído também a ortodotnia e a reabilitação sobre implantes no plano de tratamento inicial de forma a equilibrar a oclusão da paciente, esta decidiu não realizar neste fase por motivos económicos. Foram explicados os riscos desta opção e realizada uma goteira miorrelaxante estabilizada em articulador, de modo a salvaguardar a reabilitação efetuada e todo o complexo articular. A cerâmica feldspática é o material de eleição quando falamos de reabilitação no setor anterior do ponto de vista estético, ótico e de biomimetismo.

Conclusão

Apesar de não ter sido cumprido o plano de tratamento de tratamento ideal, conseguiu-se atingir os objetivos e restabelecer a autoestima da paciente. Confeccionou-se uma goteira miorrelaxante estabilizarem em articulador de modo a salvaguardar a reabilitação efetuada e todo o complexo articular.