Regeneração de defeito periodontal infraósseo com L-PRF e xenoenxerto

Póster > Casos clínicos > Periodontologia

Sala e-Posters – 16 novembro, 15h30 – Ordem nº 22
Candidato a prémio

Ana Monteiro

Universidade de Coimbra

Tony Rolo
Sérgio Matos
Elsa Domingues

Descrição do caso clínico

Paciente do sexo feminino, com 27 anos, com periodontite agressiva localizada, apresenta uma bolsa periodontal recidivante após procedimento regenerativo prévio em mesial do dente 16, com 7mm de profundidade. Através de um acesso cirúrgico minimamente invasivo (M-MIST), procedeu-se ao tratamento regenerativo do defeito periodontal infraósseo profundo presente, recorrendo à aplicação de um bloco de osso xenógeno/L-PRF e membranas de L-PRF.

Discussão

Perante o reavivar da utilização de concentrados plaquetares na regeneração periodontal, a combinação de PRF com aloenxertos ou xenoenxertos apresenta resultados clínicos muito favoráveis sustentados cientificamente. O caso clínico apresentado revelou concordância com a evidência científica disponível, tendo sido obtidos uma redução da profundidade de sondagem de 2 mm, um ganho de inserção clínica de 2 mm e um bom preenchimento ósseo radiográfico do defeito, sem efeitos adversos.

Conclusões

Tendo em consideração os limites da cicatrização a curto prazo deste caso clínico, a utilização combinada de L-PRF com um xenoenxerto revelou-se eficaz no tratamento deste defeito periodontal infraósseo e sem morbilidade significativa para a paciente. Embora com resultados promissores, a evidência científica existente realça a necessidade de mais estudos com qualidade e validade científica para comprovar a dimensão da eficácia da técnica utilizada.

Palavras-chave: PRF, L-PRF, xenoenxerto, concentrados plaquetares, defeitos infraósseos, regeneração periodontal.