Método alternativo para encerramento de fenda lábio-palatina – caso clínico

Póster > Casos clínicos > Ortodontia

Sala e-Posters – 16 novembro, 14h40 – Ordem nº 17
Candidato a prémio

Margarida Bastos Lopes

Universidade de Coimbra

Inês Francisco
Joana Queiroga
Artur Ferreira
Francisco Fernandes do Vale

Descrição do caso clínico

Pacientes com fenda palatina apresentam, frequentemente, defeitos ósseos e teciduais com comunicação com a cavidade nasal. Por vezes, o defeito existente é muito grande ou há tecido cicatricial local que torna difícil e imprevisível usar tecido mucoso adjacente para resolvê-lo. Neste caso, podemos usar um retalho de distância para solucioná-lo. O objetivo deste póster clínico é relatar um caso em que um paciente foi submetido a essa abordagem usando um enxerto de língua.

Um paciente do sexo masculino com fenda lábio-palatina bilateral foi tratado aos 18 anos de idade com uma cirurgia de enxerto secundário com retalho de língua, após várias cirurgias de enxerto sem êxito para encerramento da fenda. Foi possível um bom resultado clínico sem necrose de enxerto ou recorrência da fenda. Este procedimento também melhorou a qualidade de vida deste paciente. Permitindo o encerramento da fenda, conseguiu-se fechar a comunicação entre cavidade oral e nasal e prevenir futuras infeções. Além disso, torna o enxerto ósseo mais previsível e fácil numa fase posterior.

Discussão

O uso de enxerto de língua, embora necessite de dois passos para reparar o defeito (primeiro um enxerto de tecido lingual e, subsequentemente – enxerto ósseo), pode ser utilizado com sucesso em situações onde não é possível utilizar um enxerto de tecido mucoso local simples.

Conclusão

Após várias tentativas para reparar o defeito existente, o enxerto de língua foi eficiente.

Palavras-chaves: fenda palatina, retalho da língua, tratamento da fenda palatina, ortodontia, enxerto, cirurgia.