Hipoplasias de esmalte em dentição temporária: a propósito de um caso clínico

Póster > Casos clínicos > Odontopediatria

Sala e-Posters – 16 novembro, 12h30 – Ordem nº 13
Candidato a prémio

Fátima Vitorino

Universidade do Porto

Joana Loio
Cristina Areias
Ana Alves Norton
Ana Paula Macedo

Descrição do caso clínico

Criança de 5 anos, sexo feminino, antecedentes de varicela e sem patologias conhecidas, recorre a consulta de rotina. A gravidez decorreu sem intercorrências e sem necessidade de administração de fármacos. Ao exame clínico, detetaram-se lesões de hipoplasia de esmalte (HE) em 6 dos 20 dentes temporários. Radiograficamente, observou-se diminuição da espessura de esmalte em alguns dos dentes afetados. Efetuou-se aplicação tópica de flúor e agendou-se consulta de controlo a cada 3 meses.

Discussão

HE define-se como uma formação incompleta ou defeituosa na matriz orgânica, conduzindo a uma diminuição da quantidade de esmalte. Na dentição temporária, a etiologia abrange fatores genéticos, sistémicos e ambientais, que ocorreram no período pré-natal ou durante a primeira infância. Pode afetar apenas um, vários ou todos os dentes. Atinge mais frequentemente a dentição permanente, mas também pode atingir a dentição temporária. O esmalte apresenta-se com espessura irregular, podendo-se notar depressões na sua superfície e a cor pode variar de normal a branco ou amarelado. Além das alterações estéticas, pode ser responsável por risco aumentado de cárie e por sensibilidade dentária. É necessário efetuar o diagnóstico diferencial entre HE e outros defeitos de desenvolvimento de esmalte, nomeadamente, opacidades difusas, fluorose, hipomineralização de esmalte e amelogénese imperfeita.

Conclusões

Aponta-se a relevância do acompanhamento da grávida e da criança durante a primeira infância pelo odontopediatra, para prevenir fatores de risco/etiológicos de HE na dentição temporária, dada a sua importância funcional e estética. De acordo com a gravidade das lesões de HE, deverão implementar-se intervenções preventivas.