Teresa Vale

Restaurações em dentes anteriores – dentição decídua

Licenciada em Medicina Dentária pelo ISCS-N

Doutorada pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Barcelona

Professora Auxiliar e Regente de Clínica Odontopediátrica III do Curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária do ISCS-N

Coordenação Científica e Pedagógica do Curso de Pós-Graduação em Clínica Integrada Odontopediátria do ISCS-N

Coordenação Científica e Pedagógica do Curso de Pós-Graduação em Ortodontia Intercetiva Odontopediátrica do ISCS-N

Membro da Sociedade Portuguesa de Odontopediatria

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Odontopediatria

2015/11/12 14:30 – 2015/11/12 16:00 | Auditório III

Resumo da apresentação

A dentição temporária tem como principais funções a preparação mecânica dos alimentos para assimilação durante o crescimento e desenvolvimento da criança, manutenção do espaço para a dentição permanente, estimulação do crescimento dos maxilares, desenvolvimento da fonética e respiração e tem um papel muito importante na harmonia estética da criança, fundamental para o bem-estar físico e psicológico.

Devido a Cárie Precoce da Infância ou Traumatismo dentário as funções da dentição temporária ficam comprometidas, prejudicando o estado geral de saúde da criança.

A dentição temporária tem características anatómicas específicas que são fundamentais na seleção do material para estabelecer protocolos clínicos, nos tratamentos conservadores e restauradores.

Quando na dentição temporária o setor anterior é afetado, as técnicas restauradoras de reabilitação preconizadas são as restaurações em resina composta, restaurações com coroas de acetado com compósito e coroas estéticas preformadas.

Cada uma destas técnicas será apresentada de forma pormenorizada, tendo em consideração o tipo de lesões dentárias e a melhor opção clínica para restauração de dentes anteriores, na dentição temporária.