Sara Rosa

O paradigma da cárie – tratamento minimamente invasivo

Médica Dentista, Licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC)

Assistente Convidada das Unidades Curriculares de Odontopediatria I, II e III do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da FMUC

Prática clínica exclusiva em Odontopediatria

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Cariologia e medicina dentária preventiva

2015/11/14 17:30 – 2015/11/14 19:00 | Auditório II

Resumo da apresentação

O conceito de “Tratamento Minimamente Invasivo” pode ser definido como a preservação máxima das estruturas dentárias saudáveis. É baseado em todos os fatores que afetam o início e progressão da doença e, portanto, integra conceitos de prevenção, controle e tratamento.

Esta abordagem inclui procedimentos não cirúrgicos, bem como o conceito chave de que a cárie dentária deve ser tratada como uma doença infeciosa.

Os princípios “minimamente invasivos” para o tratamento de lesões de cárie englobam a deteção, diagnóstico, interceção e tratamento das lesões no nível microscópico. Um elemento primordial do tratamento minimamente invasivo é alcançado pela implementação de medidas que permitam manter a cavidade oral isenta de lesões de cárie.

Estas estratégias englobam a deteção precoce e avaliação do risco de cárie, a remineralização do esmalte e dentina desmineralizados, o estabelecimento de protocolos preventivos, intervenções minimamente invasivas e reparação em vez de substituição de restaurações.

Nesta conferência serão abordadas as estratégias terapêuticas, fundamentadas na evidência científica disponível, com particular enfoque nas técnicas de remineralização e medidas preventivas consonantes com o conceito de tratamento minimamente invasivo.