Nuno M. G. Escarameia Calha

Reabilitação do desdentado parcial com prótese removível acrílica

Licenciado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Coimbra, em 2008

Pós-graduação em Reabilitação Oral e Protética na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Assistente Convidado da disciplina Prótese Parcial Removível e Prótese Total da FMUC desde 2011

Investigador em vários projetos na área da Implantologia e de prótese removível efetuados na UC

Coautor de vários trabalhos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais

Autor e coautor de comunicações em diversos congressos nacionais

Membro da Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária- SPEMD

Membro da International Team for Implantology- ITI

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Reabilitação oral

2015/11/14 17:30 – 2015/11/14 19:00 | Auditório IV

Resumo da apresentação

A reabilitação oral e protética tem como objetivo a reposição das peças dentárias ausentes e o restabelecimento dos contactos dentários e do suporte dos tecidos periorais.

Atualmente, os pacientes exigem-nos tratamentos imediatos e apresentam elevadas exigências estéticas. Os pacientes pedem dentes fixos, funcionais e estéticos. Por razões biológicas ou por questões orçamentais, algumas vezes, não nos é possível fornecer soluções fixas e temos que recorrer a próteses removíveis.

As Próteses Parciais Removíveis Acrílicas (PPRA) estão indicadas para a reabilitação dos espaços edêntulos de forma provisória ou definitiva. Servem também como próteses de transição ou de diagnóstico para futuras reabilitações protéticas. Apesar da PPRA representar um custo menos oneroso não deve ser encarada como um tratamento menos nobre ou de pior qualidade. A base acrílica é muito versátil e permite facilmente acrescentar dentes, modificar tridimensionalmente o seu volume e readaptar a possíveis alterações dos tecidos de suporte.

Como em qualquer tratamento que propomos aos nossos pacientes devemos ter presentes quais a vantagens e desvantagens do mesmo e saber as indicações precisas para cada tipo de prótese.

O objetivo desta conferência é o de capacitar o médico dentista de escolher quando este tipo de reabilitação é mais vantajosa para o paciente e como tornar este tipo de prótese compatível com as suas exigências estéticas e funcionais.