Maurizio Tonetti

Periodontologia moderna para o médico dentista generalista – o que precisa saber

Qualificações: DMD (Génova, Itália), PhD (Berna, Suíça), MMSC (Harvard, EUA), FRCPS, FRCS (Inglaterra)

Situação atual: Diretor Executivo, Grupo de Pesquisa Europeu sobre Periodontologia (ERGOPerio).

– Anteriormente, professor e chefe do Departamento de Periodontologia da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Centro de Ciências da Saúde de Connecticut.

– Professor e Chefe do Departamento de Periodontologia da Universidade de Londres – Reino Unido.

– Professor Assistente da Universidade de Berna – Suíça, e na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill – EUA.

– Editor-chefe do Journal of Clinical Periodontology e Presidente da Sociedade Italiana de Periodontologia e Implantologia (SIDP).

Atividade clínica:

– Especialista em Periodontologia, mantém prática privada a tempo parcial limitada a Periodontologia e Cirurgia Implantar com ênfase na regeneração, cirurgia minimamente invasiva e microcirurgia.

– O foco das suas atividades de pesquisa recentes tem sido duplo: regeneração e bioengenharia da estrutura periodontal perdida e integração de implantes dentários na gestão de pacientes com doença periodontal. A pesquisa da sua equipa vai desde as ciências básicas à prática clínica.

– Tem sido amplamente reconhecido pelas suas contribuições para melhorar o diagnóstico periodontal e na avaliação de riscos, controlo da periodontite, regeneração periodontal e conceção e execução de grandes ensaios clínicos em Periodontologia e Implantologia.

– É considerado um dos periodontologistas mais influentes em todo o mundo.

– Tem apostado, pelo mundo inteiro, no planeamento e execução de programas educacionais avançados nas áreas da Periodontologia e Implantologia.

Nacionalidade: Itália

Área científica: Periodontologia

2015/11/14 10:00 – 2015/11/14 13:00 | Auditório I

Resumo da apresentação

Periodontite continua a ser uma das doenças mais comuns da humanidade. Os médicos dentistas raramente consideram que os indivíduos afetados com periodontite têm uma série de sintomas que afetam a sua qualidade de vida e que mudam os seus hábitos para viver com estes sintomas.

A implementação de uma abordagem moderna para o tratamento periodontal na prática clínica generalista é um desafio, mas acarreta grandes recompensas tanto para o paciente como para o médico dentista.

O primeiro passo é a introdução de uma forma eficaz para segmentar os pacientes em três grupos: i) os pacientes adultos saudáveis com necessidade de cuidados preventivos; ii) pacientes com gengivite exigindo tratamento preventivo e terapêutica para evitar a progressão para periodontite; e iii) pacientes com periodontite que requerem tratamento adequado ao estágio de desenvolvimento da doença. A triagem é realizada através da sondagem periodontal com registos simplificados. Uma das responsabilidades importantes da prática clínica generalista é a gestão da gengivite e a prestação dos serviços de prevenção básicos para a população em geral. Esta é uma tarefa frequentemente subestimada e que exige um excelente nível de organização. Persistência da gengivite – combinada com fatores de risco clássicos, como tabagismo e diabetes – é o principal fator de risco para a ocorrência da periodontite.

Os objetivos de aprendizagem desta palestra são: i) ser capaz de identificar oportunidades para reorganizar os serviços de prevenção na prática clínica generalista; ii) organizar eficazmente a prática de gerir pacientes com periodontite; iii) compreender o padrão de cuidados para a terapia periodontal em 2015 e implementá-lo na prática; iv) compreender como a terapêutica periodontal avançada pode mudar o prognóstico do dente; v) compreender o papel dos implantes dentários no tratamento da periodontite avançada.

 

  • TRADUÇÃO SIMULTÂNEA

Serão fornecidos aparelhos recetores à entrada do auditório para a conferência em língua estrangeira. Serviço gratuito.