João Rua

Reabilitação do desdentado parcial com prótese removível flexível

Licenciado em Medicina Dentária pelo ISCSS, em 1994

Inscrito na Ordem dos Médicos Dentistas com o número 1212

Pós-graduação em Oclusão e Reabilitação Oral pela Universidade de Lille II, França

Pós-graduado em Implantologia

Pós-graduação em Ciências Dentárias pela Universidade de Krems, Áustria

Assistente de Oclusão e ATM no ISCSEM, 2005-2007

Assistente de Dor Orofacial e ATM no ISCSEM, em 2007/2008

Assistente de Reabilitação Oral do MIMD no ISCSEM, desde 2007

Professor convidado de Oclusão e ATM curso de Prótese Dentária ESSEM

Atividade clínica privada exclusiva na área da Oclusão/Dor Orofacial e Reabilitação Oral

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Reabilitação oral

2015/11/14 17:30 – 2015/11/14 19:00 | Auditório IV

Resumo da apresentação

A inovação nas próteses flexíveis, onde a combinação de flexibilidade com força e simultaneamente leveza proporciona grande conforto aliado a um excelente aspeto. Conferem boa retenção e estética, apresentam excelente resistência, são de fácil manuseamento, isentas de estruturas de metal, dispensam procedimentos invasivos e o seu grande conforto são fatores importantes a seu favor.

A natureza forte e flexível da prótese flexível é perfeitamente adequada para a grande variedade de condições naturais que podemos encontrar na boca, simplificando o desenho e possibilitando à resina de nylon flexível que atue como amortecedor, dissipando as forças oclusais, fornecendo uma superior função e distribuição de tensões.

Pacientes desdentados parciais com condições limites, como cristas em lâmina, os alérgicos às diferentes resinas, com dentes remanescentes angulados, lesões cancerosas e fenda palatina representam um grande desafio para a confeção de uma prótese parcial removível bem-sucedida.

A prótese flexível oferece um tratamento mais simples e de baixo custo para a reabilitação oral de tais casos. Os procedimentos clínicos são simples sem necessidade de qualquer perícia. No longo prazo, a flexibilidade da prótese total ou parcial também parece atuar como um condicionador de tecidos.

As próteses parciais flexíveis, certamente, oferecem vantagens sobre as parciais convencionais porque apresentam uma estética superior, melhor função, material durável e uma maior longevidade da prótese.