Isabel Poiares Baptista

Tratamento Periodontal Cirúrgico para Recobrimento Radicular

Médica Dentista, licenciada pela FMDUL, em 1989

Doutoramento pela FMUC em 2006, na área de Periodontologia

Professora Auxiliar da FMUC

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Periodontologia

2015/11/12 11:30 – 2015/11/12 13:00 | Auditório III

Resumo da apresentação

A recessão gengival afeta uma porção significativa da população adulta, sendo que a sua prevalência aumenta com a idade, embora não deva ser considerada como uma consequência do envelhecimento. A sua presença entre indivíduos com altos parâmetros de higiene oral sugere que a sua etiologia seja complexa e multifatorial, envolvendo fatores anatómicos e iatrogénicos, para além de estar associada a patologia como gengivite e periodontite.

A literatura internacional tem documentado exaustivamente diversas técnicas cirúrgicas para o tratamento da recessão gengival. As principais indicações para o seu tratamento são a estética e a hipersensibilidade dentinária. O objetivo dos procedimentos para recobrimento radicular consiste na resolução completa do defeito de recessão, com uma profundidade de sondagem mínima após o procedimento, e com uma estética plena, resultando numa camuflagem de cor e textura da área tratada com os tecidos moles adjacentes. Vários fatores de prognóstico devem ser considerados, nomeadamente fatores anatómicos, relacionados com o doente e com o clínico.

Embora recomendações sobre o tratamento de eleição e sua execução não possam ser dadas de uma forma estandardizada, guidelines para um resultado previsível de recobrimento radicular serão dadas pelos 3 oradores seguintes, baseadas na sua experiência clínica e dados científicos disponíveis.