Helena Francisco

Materiais de regeneração tecidular guiada

Licenciatura em Medicina Dentária • Instituto Superior das Ciências da Saúde – Sul

Pós-graduação em Periodontologia e Implantologia (três anos em tempo completo) • New York University College of Dentistry

Mestrado Integrado em Medicina dentária • FMDUL

Aluna de Doutoramento • Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (FMDUL)

Assistente convidada e co-coordenadora do curso de especialização em Implantologia • FMDUL

Unidade de Investigação em Ciências Orais e Biomédicas (UICOB) da FMDUL

Prática privada limitada à Periodontologia e Implantologia no Instituto de Implantologia®

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Periodontologia

2015/11/12 11:30 – 2015/11/12 13:00 | Auditório III

Resumo da apresentação

De acordo com a Academia Americana de Periodontologia, a recessão gengival é definida como uma migração apical dos tecidos moles, com consequente exposição radicular. De forma a tratar este tipo de defeitos gengivais, têm sido utilizadas com elevadas taxas de sucesso, técnicas convencionais de cirurgia plástica periodontal. No entanto, estas apresentam algumas limitações tais como: necessidade de uma segunda zona cirúrgica, morbilidade da zona dadora, disponibilidade de enxerto limitada e uma cicatrização com a formação de um epitélio de união longo. Como alternativa às técnicas de recobrimento radicular convencionais, tem sido utilizada a regeneração tecidular guiada para recobrimento radicular.

Esta apresentação irá focar nos diversos materiais atualmente disponíveis para um recobrimento radicular através de regeneração tecidular guiada, suas indicações, vantagens e fatores que possam influenciar o seu prognóstico.