Alexandre Miguel Santos

Técnicas Cirúrgicas Ressetivas em Lesões de Furca

Médico Dentista, licenciado em 1998

Especialização em Periodontologia pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (2006)

Mestrado em Periodontologia pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa (2010)

Assistente de Periodontologia do Curso de Medicina Dentária do ISCSEM

Docente da Pós-graduação em Periodontologia do ISCSEM

Membro do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes (SPPI)

Prática clínica privada exclusiva em Periodontologia e Implantologia

Nacionalidade: Portugal

Área científica: Periodontologia

2015/11/12 09:30 – 2015/11/12 10:30 | Auditório III

Resumo da apresentação

A abordagem terapêutica de dentes com envolvimento de furca representa um dos maiores desafios no tratamento periodontal. Os dentes molares com envolvimento de furca respondem menos favoravelmente ao tratamento periodontal convencional do que dentes molares sem envolvimento de furca ou dentes não-molares. As razões para os resultados comprometidos nas zonas de furca incluem a dificuldade de acesso para uma correta instrumentação devido à anatomia da furca e consequentemente a persistência de uma flora microbiana patogênica.

O tratamento de um dente multiradicular com envolvimento de furca destina-se a satisfazer dois objetivos:- eliminação da placa bacteriana das superfícies expostas do complexo radicular e o estabelecimento de uma anatomia das superfícies afetadas de forma a facilitar um adequado controlo de placa bacteriana pelo doente.

Esta apresentação tem como objetivo efetuar uma revisão da literatura sobre o tratamento ressetivo de lesões de furcas e identificar passo-a-passo os procedimentos necessários para a sua execução.

Será apresentada e discutida a evidência sobre a eficácia da cirurgia periodontal ressetiva (plastia da furca; tunelização; resseção radicular) no tratamento de defeitos de furca grau II mandibulares em comparação com as outras opções de tratamento, fornecendo as diretrizes clínicas para o tratamento e manutenção eficazes.