Efeitos biológicos da radiação ionizante na Medicina Dentária – Revisão

Póster > Revisão > Outra área científica

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 111

José Sampaio Oliveira

Universidade do Porto

Ana Paula Reis
Diogo Silva
Susana João Oliveira
Renato Lobo

Introdução

A radiação ionizante é utilizada em medicina com interesse diagnóstico-terapêutico. Na imagiologia dentária, as doses são reduzidas e limitadas à região da cabeça e pescoço, razões pelas quais as consequências biológicas permanecem incertas. Sendo estas conhecidas em tratamentos de radioterapia, experimentação animal e em acidentes nucleares.

Objetivos

O objetivo deste trabalho foi rever a literatura existente sobre complicações orais mais frequentemente associadas à radioterapia da cabeça e pescoço e também possíveis danos causados a estruturas alvo das radiografias dentárias.

Métodos

A revisão envolveu: a) artigos pesquisados na base de dados PubMed, abrangendo os últimos 35 anos, sem restrições relativas ao desenho do estudo. A estratégia de pesquisa baseou-se nos seguintes termos: “ionizing radiation”, “biologic effects of radiation”, “radiotherapy of oral cavity”. Apenas artigos em inglês e disponibilizados integralmente foram selecionados; b) artigos identificados a partir de citações em artigos de revisão; c) livros da especialidade.

Resultados

Graças à radiobiologia, as consequências precoces ou tardias, autolimitadas ou progressivas da radioexposição têm sido clarificadas. A radiação ionizante apresenta toxicidade direta ou indireta a nível celular e subcelular, sendo o ADN a molécula mais vulnerável. A magnitude da resposta depende da dose, área irradiada e da célula afetada, caracterizando-se por efeitos estocásticos ou determinísticos.

Conclusões

Devido às baixas doses utilizadas em imagiologia dentária, os efeitos nocivos da sua utilização são reduzidos.

Implicações Clínicas

A ação cumulativa da radiação nos tecidos biológicos impõe que radioexposições desnecessárias sejam evitadas.