Póster > Revisão > Periodontologia
Catarina Martinho
Universidade de Lisboa
Introdução
O ácido hialurónico (HA) é um polissacarídeo de elevado peso molecular (glicosaminoglicano) e desempenha um papel fundamental no funcionamento das matrizes extracelulares, incluindo as dos tecidos periodontais mineralizados e não-mineralizados. É um componente essencial da matriz extracelular e contribui significativamente para a hidrodinâmica tecidular, migração e proliferação celulares.
Objetivo
Este trabalho pretende realizar uma revisão narrativa da literatura sobre as aplicações clínicas do HA em Periodontologia.
Métodos
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed, Embase e Cochrane Library, a fim de identificar artigos relevantes sobre o tema, publicados entre 2000-2015, utilizando as palavras-chave: “hyaluronic acid”, “hyaluronan”, “periodontal disease”, “periodontal regeneration”, “periodontal treatment”, “periodontal healing, em diferentes combinações.
Resultados
A literatura existente mostra que o HA tem uma variedade de aplicações em Periodontologia pelo seu papel na modulação dos processos de cicatrização, levando a uma melhoria dos resultados clínicos. O HA pode ser utilizado como agente antimicrobiano; como adjuvante da raspagem e alisamento radicular; na regeneração óssea de defeitos ósseos periodontais; na regeneração óssea guiada; no tratamento não-cirúrgico da peri-implantite; e como veículo para moléculas mais recentes em vários processos regenerativos.
Conclusões
A evidência sugere que o HA é um candidato promissor como mediador da regeneração periodontal e no tratamento da doença periodontal. No entanto, investigações adicionais sobre os efeitos terapêuticos do HA no campo da periodontologia são essenciais para estabelecer os reais benefícios da sua administração.
Implicações clínicas
O uso do HA poderia melhorar os resultados clínicos da regeneração periodontal e tratamento da doença periodontal.