Descontaminação da Superfície de Implantes com Peri-implantite

Póster > Revisão > Periodontologia

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 109

João Miguel Gomes

Universidade de Lisboa

João Branco
Catarina Martinho
Cátia Silva
Ana Ribeiro Soares

Introdução

Cada vez mais tem-se observado uma incidência crescente de complicações biológicas ao redor de implantes dentários, nomeadamente a peri-implantite. O objetivo do tratamento da peri-implantite consiste em impedir a progressão da reabsorção óssea pelo controlo da infeção bacteriana, por isso, vários autores têm sugerido a utilização de agentes químicos, laser e jato de partículas na descontaminação da superfície do implante para o controlo da doença.

Objetivos

Revisão da literatura sobre a eficácia dos vários procedimentos disponíveis para a descontaminação da superfície de implantes com peri-implantite.

Métodos

Foi realizada uma pesquisa no motor de busca PubMed, até 30 de abril de 2015, usando as seguintes palavras-chave: “peri-implantitis and decontamination”; “implant surface decontamination”; “peri-implantitis and treatment”. Foram incluídos estudos clínicos, estudos animais e estudos in vitro.

Resultados

A maior parte dos estudos in vivo utiliza combinações empíricas dos vários agentes químicos, não mostrando nenhum método mais eficaz que outro. A associação do laser ao desbridamento mecânico tem mostrado algum benefício na resolução da peri-implantite. Por sua vez, o jateamento de glicina apresenta algumas vantagens como a diminuição da viabilidade celular, sem produzir efeitos adversos.

Conclusões

Devido à grande heterogeneidade dos estudos, é impossível estabelecer um protocolo para a descontaminação no tratamento da peri-implantite. Contudo, existe consenso que a remoção mecânica do biofilme no tratamento da peri-implantite deve ser suplementada pela descontaminação química, laser ou jato de partículas.

Implicações clínicas

O Médico Dentista pode associar vários produtos de descontaminação ao tratamento mecânico de maneira a reduzir a carga bacteriana.