Abordagem de tratamento da periodontite agressiva

Póster > Revisão > Periodontologia

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 106

Ana Ribeiro Soares

Universidade de Lisboa

Catarina Martinho
Cátia Silva
João Miguel Gomes
Susana Noronha

Introdução e Objetivo

A Periodontite agressiva é uma doença periodontal destrutiva que se desenvolve precocemente. A sua taxa de progressão é elevada e apresenta características próprias. Pode ser localizada ou generalizada. Nas formas localizadas, a destruição tecidular geralmente começa nos primeiros molares permanentes e incisivos e na forma generalizada pode afetar todos os dentes permanentes. Esta revisão pretende clarificar a importância do diagnóstico microbiológico neste tipo de pacientes, e a necessidade de terapia antibiótica sistémica como coadjuvante na abordagem do tratamento.

Material e Métodos

Foi feita uma pesquisa eletrónica na Pubmed, de publicações entre 2010 – 2015, em que foram identificados estudos clínicos e revisões sistemáticas. Palavras-chave: Agressive Periodontitis, subgingival microflora, treatment, systemic antibiotics.

Resultados

Estudos mostram que a destartarização e alisamento radicular em combinação com antibióticos sistémicos melhora os resultados clínicos e microbiológicos, contribuindo para uma maior supressão dos agentes infeciosos. Adicionalmente, a abordagem cirúrgica também é recomendada, pois através de estudos microbiológicos existe uma forte associação desta patologia e Aggregatibacter actinomycetemcomitans, Porphyromonas gingivalis e Tannerela forsythia, bactérias essas que apresentam capacidade de invasão tecidular.

Conclusão

Esta patologia apresenta uma microflora mista e bastante heterogénea mas com uma forte associação para determinadas bactérias, sendo o uso de antibióticos sistémicos como coadjuvantes do tratamento mecânico, essenciais para diminuir a carga bacteriana e a microflora mais resistente.

Implicações clínicas

Está bem estabelecido, que a toma de antimicrobianos não deve ser administrada sem remoção mecânica do biofilme e que a primeira linha de escolha é a combinação de amoxicilina com metronidazol.