Revisão Narrativa – Análise Fotométrica da Face: “Starting from the outside in”

Póster > Revisão > Ortodontia

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 103

Mariana Baptista Fernandes

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Carolina Santos
Ana Sintra Delgado
Maria Isabel Teles
Madalena Cabral

Introdução

Na era da estética, os conceitos de beleza estão amplamente descritos. Apesar da sua importância em ortodontia, a avaliação dos tecidos moles e do sorriso, apresentam ainda limitações na prática clínica.

Objetivos

Com este trabalho pretende-se estabelecer “guidelines” de análise da estética facial, em fotografias extraorais padronizadas, para utilização rotineira em ortodontia.

Métodos

Pesquisa de todo o tipo de artigos, em inglês e português, na base Pubmed com as palavras chave: “facial aesthetics AND orthodontics”, “facial aesthetics AND “facial analysis”, “facial aesthetics AND photografic analysis”. Pesquisa realizada em maio de 2015 sem limite temporal.

Resultados

A fotografia padronizada permite avaliar detalhadamente parâmetros difíceis de visualizar diretamente na face. Sobre as fotografias extraorais podem ser feitas medições lineares, angulares e proporcionais, depois comparadas com padrões médios de normalidade.

Conclusões

Este trabalho sugere uma avaliação atual da face em fotografias extra-orais, direcionada para os pilares da macro e ministética. Propõe ainda a avaliação dos tecidos moles, como elemento de destaque em ortodontia.

Implicações clínicas

Em conjunto com o exame clínico e com as imagens radiográficas, a análise fotográfica permitirá compreender a relação entre os tecidos moles da face e a parte esquelética e dentária que os suporta. Através da sua utilização pretende-se atingir os objetivos do tratamento ortodôntico: satisfazer o doente, não só corrigindo os aspetos negativos, como também otimizando e protegendo os seus atributos positivos.