Fisioterapia para o controlo de Desordens Temporomandibulares – Revisão da Literatura

Póster > Revisão > Oclusão

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 11h30 – 12h30 – Ordem nº 97

Rúben Luís Faria Machacás

Universidade de Lisboa

Introdução e objetivo

A fisioterapia é usada como parte de um tratamento conservador e de manipulação não invasiva das desordens temporomandibulares (DTM). O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão da literatura para avaliar a eficácia da fisioterapia no tratamento da DTM e quais os diferentes tipos de exercícios disponíveis.

Materiais e métodos

Pesquisa da literatura disponível até novembro de 2014, na MEDLINE e The Cochrane Library, com as palavras-chave “Physical therapy AND temporomandibular disorders”.

Critérios de inclusão: ensaios clínicos randomizados (RCT), meta- análises, revisões sistemáticas e literárias, artigos em português, inglês e espanhol. Critérios de exclusão: não avaliar a eficácia da fisioterapia, pacientes com outras condições que possam dar origem aos sintomas dolorosos, como o trauma Whiplash, RCT em que a fisioterapia está associada a uma outra terapia que não se inclui no seu conjunto e não é avaliada isoladamente, e RCT em que os pacientes são tratados por abordagem a eletrofisioterapia.

Resultados

A literatura parece mostrar uma eficácia da fisioterapia para a melhora dos sintomas de DTM. Vários tipos de exercícios são mencionados, tais como mobilização dos maxilares e dos tecidos moles, exercícios de fortalecimento e resistência, alongamento e relaxamento e de coordenação, massagem e educação.

Conclusão

Os resultados são inconclusivos e mais estudos que comparem este método terapêutico exclusivamente com um grupo controlo são necessários no futuro.

Implicações clínicas

Vários dos exercícios mencionados, devido à relação custo-benefício favorável, poderiam ser usados como primeira abordagem no tratamento da DTM.