Uma Abordagem Conservadora na Obtenção de um Sorriso Funcional e Estético

Póster > Casos clínicos > Prótese Removível

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 11h30 – 12h30 – Ordem nº 90

Joel Bastos Sousa

Universidade Católica Portuguesa

Descrição do Caso Clínico

Paciente 65 anos, saudável, apresentou-se à consulta da clínica universitária para realização das restaurações anteriores que tinham fraturado. A recolha de dados envolveu: anamnese, exame clínico e radiográfico, modelos montados em articulador e fotografias.

O plano de tratamento passaria, em primeiro lugar, pela confeção de duas próteses removíveis, para cada maxilar, que nos daria o apoio posterior e aumentava a DVO necessário para a realização das restaurações anteriores com alguma previsibilidade de sucesso.

Discussão

Este é um procedimento normal na reabilitação dos espaços desdentados. Apesar de todas as alternativas de reabilitação fixa apresentarem mais vantagens em termos funcionais e estéticos, esta foi uma opção menos custosa associada a grande durabilidade e que nos permitiu resultados funcionais e estéticos bastante satisfatórios.

Conclusões

A prótese removível efetuada foi fundamental para que as restaurações estéticas efetuadas tivessem alguma previsibilidade. O apoio posterior e o aumento de DVO que esta nos garantiu foi importante para manter o equilíbrio e a função. Por outro lado, as restaurações anteriores com resinas compostas permitiram-nos repor harmonia e a estética.