Laser em anomalias vasculares – série de 10 casos clínicos

Póster > Casos clínicos > Patologia Oral

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 87

Gonçalo Castilho

Instituto Universitário de Ciências da Saúde

Flávia Cracel Nogueira
Marco Melo Martins
José Júlio Pacheco
Luís Monteiro

Introdução

As anomalias vasculares são alterações do endotélio e do tecido adjacente que levam a um crescimento vascular aberrante e hamartomatoso. São divididas em tumores vasculares e malformações vasculares.

Objetivo

Analisar a eficácia do laser de CO2 no tratamento de anomalias vasculares da cavidade oral.

Descrição

Uma série de 10 casos (6 mulheres e 4 de homens, média de idades 65 anos) de anomalias vasculares da cavidade oral foram excisionadas, sob anestesia local, com laser de CO2. O tamanho das lesões variava entre 0,5cm a 2cm, estando estas localizadas na mucosa labial (n=7) e na mucosa jugal (n=3). Foi utilizado o laser de CO2 (DEKAtm Smart US 20D), em duas fases: na primeira, feixe localicado para incisão, modo pulsado (50 Hz), 4,5W de potência, PD 573,25W/cm2 , fluência 11,46J/cm2; na segunda, feixe desfocalizado para coagulação, dos tecidos, modo contínuo, 7W de potência, PD 222.93W/cm2 e fluência 222,93 J/cm2. Todas as lesões foram alvo de análise anatomopatológica. Os pacientes foram seguidos, pelo menos, por um período de 6 meses.

Resultados

Não houve complicações durante as cirurgias. Obtivemos sete “hemangiomas cavernosos” e três “angiomas NOS”. A cicatrização completa foi atingida ao fim de 3 semanas (média de 20.3 dias ±2.3). Não foram observadas quaisquer recidivas.

Conclusão

O laser de CO2 é uma opção válida e segura para a remoção completa de anomalias vasculares com uma dor pós-operatória reduzida.

Implicações clínicas

O laser de CO2 é um método efetivo para a excisão de anomalias vasculares, sendo uma alternativa às técnicas convencionais.