Linfoma plasmoblástico – a propósito de um caso clínico

Póster > Casos clínicos > Patologia Oral

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 84

Rita Cerqueira

Instituto Universitário de Ciências da Saúde

Suzel Coelho
Sérgio Barreto
Marco André Martins
Luís Monteiro

Descrição do caso clínico

Homem 33 anos de idade, enviado pelo Médico Dentista assistente para consulta de Medicina Dentária do Hospital de Valongo, por aparecimento de uma lesão no rebordo alveolar superior com 2 meses de evolução. O utente não referiu antecedentes de relevo nomeadamente presença de infeções ou neoplasias. Ao exame objetivo observa-se uma lesão tumoral extensa localizada na região posterior do rebordo alveolar do 2º quadrante. Foi realizada biopsia incisional que revelou linfoma plasmoblástico. Os exames laboratoriais revelaram sorologia positiva para HIV.

Discussão

O Linfoma não-Hodking (LNH) é a segunda neoplasia mais prevalente na região de cabeça e pescoço, representando cerca de 50% dos casos. Na cavidade oral representa 5% de todas as malignidades orais e, aproximadamente, 85% das lesões envolvem as amígdalas e a região posterior do palato. A incidência dos LNH parece estar associada a doenças que acometem o sistema imunológico, como imunodeficiências congénitas, transplantes de órgãos, doenças autoimunes e a provocada pelo vírus HIV.

Conclusão

Este caso clínico mostra a importância do médico dentista num diagnóstico de um Linfoma não-Hodking, nomeadamente o diagnóstico de infeção por HIV. Torna-se imprescindível a divulgação desta patologia na Medicina Dentária, facilitando o seu reconhecimento precoce na prática clínica.