Úlceras Orais Recorrentes Associadas a Fármacos

Póster > Casos clínicos > Patologia Oral

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 81

João Nunes

Instituto Universitário de Ciências da Saúde

Pedro Rodrigues
Barbas do Amaral
Luís Monteiro

Descrição do caso

Homem de 54 anos enviado por presença de UOR há 2 anos. Não fumador, tem hipertensão arterial e litíase renal, medicado enalapril+hidroclorotiazida(20+12,5mg) nos últimos 2anos. Ao exame objetivo apresentava úlcera minor na língua e outra de aproximadamente 1cm na mucosa jugal direita, sem adenopatias palpáveis. Pediu-se estudo analítico, que se encontrava normal para esses elementos. Atendendo ao facto de as ulcerações terem começado simultaneamente com o fármaco utilizado pedimos ao médico assistente se o podia alterar. Um mês após alterar a medicação, o doente não referiu mais aparecimento de úlceras. Passados 8 meses encontra-se sem sinais de recidiva.

Discussão

As UOR constituem a doença mais comum da mucosa oral, afetando 10-25% da população. Entre as possíveis causas de UOR encontramos predisposição genética, resposta a trauma, alterações imunológicas, distúrbio hormonal, deficiências hematológicas, deficiências gastrointestinais, reação a medicamentos como Nicorandil, AINEs, entre outros, ou “queimadura por aspirina”. Neste caso, a toma de enalapril+hidroclorotiazida esteve associada a episódios de UOR durante 2 anos, que não melhoraram com tratamentos convencionais. Concluímos que as UOR eram induzidas pelo fármaco depois de excluídas outras causas, e pela cessação das mesmas após alteração do fármaco.

Conclusão

A maioria dos pacientes vistos em consultas de Medicina Dentária faz medicação, e nem toda está descrita com relação a úlceras orais, pelo que é fundamental a realização de uma história clínica o mais detalhada possível, incluindo uma lista detalhada de todos os medicamentos, dosagens e alterações das mesmas, permitindo um correto diagnóstico.

Palavras-chave

Úlcera; afta; enalapril; hidroclorotiazida; mucosa_oral; medicina_oral; diagnóstico; efeitos_secundários_de_fármacos