Segundo pré-molar maxilar com três canais – caso clínico

Póster > Casos clínicos > Endodontia

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 9h30 – 10h30 – Ordem nº 70

Carina Brás

Universidade Católica Portuguesa

Inês Carvalho
Manuel Paulo
Miguel Cardoso
Rita Noites

Descrição do caso clínico

Paciente do sexo masculino, 31 anos, foi encaminhado para tratamento endodôntico com dor contínua no segundo pré-molar maxilar direito (dente 1.5).

Durante a inspeção canalar e análise radiográfica observou-se a existência de um canal palatino e a presença de uma segunda câmara em vestibular que se bifurcava no terço médio em dois canais radiculares. O teto da segunda câmara em vestibular foi removido com o auxilio de pontas de ultrassons SmartX® (Dentsply-Maillefer) permitindo um melhor acesso na obturação. Os canais foram preparados recorrendo ao sistema ProTaper Universal® (Dentsply-Maillefer) e obturados pela técnica de compactação lateral de guta-percha com pasta AH Plus® (Dentsply).

Discussão

Os segundos pré-molares maxilares apresentam em média um canal em 75% dos casos, dois canais em 24% e três canais em 1%. Sempre que a largura mésio-distal da raiz no seu terço médio é igual ou maior que a largura mésio distal da coroa, deve-se averiguar se estão presentes três raízes, ou vários canais.

Conclusão

É necessário um conhecimento meticuloso da morfologia dos dentes. A interpretação cuidadosa das radiografias anguladas, preparação adequada da cavidade de acesso e uma exploração detalhada da anatomia canalar permite a realização de um tratamento endodônticomais adequado, beneficiando o prognóstico.

Palavras-chave

Segundo pré-molar maxilar, Três canais radiculares, Tratamento endodôntico