Póster > Casos clínicos > Endodontia
Carina Brás
Universidade Católica Portuguesa
Descrição do caso clínico
Paciente do sexo masculino, 31 anos, foi encaminhado para tratamento endodôntico com dor contínua no segundo pré-molar maxilar direito (dente 1.5).
Durante a inspeção canalar e análise radiográfica observou-se a existência de um canal palatino e a presença de uma segunda câmara em vestibular que se bifurcava no terço médio em dois canais radiculares. O teto da segunda câmara em vestibular foi removido com o auxilio de pontas de ultrassons SmartX® (Dentsply-Maillefer) permitindo um melhor acesso na obturação. Os canais foram preparados recorrendo ao sistema ProTaper Universal® (Dentsply-Maillefer) e obturados pela técnica de compactação lateral de guta-percha com pasta AH Plus® (Dentsply).
Discussão
Os segundos pré-molares maxilares apresentam em média um canal em 75% dos casos, dois canais em 24% e três canais em 1%. Sempre que a largura mésio-distal da raiz no seu terço médio é igual ou maior que a largura mésio distal da coroa, deve-se averiguar se estão presentes três raízes, ou vários canais.
Conclusão
É necessário um conhecimento meticuloso da morfologia dos dentes. A interpretação cuidadosa das radiografias anguladas, preparação adequada da cavidade de acesso e uma exploração detalhada da anatomia canalar permite a realização de um tratamento endodônticomais adequado, beneficiando o prognóstico.
Palavras-chave
Segundo pré-molar maxilar, Três canais radiculares, Tratamento endodôntico