Aplicabilidade do Kit Masserann na remoção de instrumentos fraturados

Póster > Casos clínicos > Endodontia

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 9h30 – 10h30 – Ordem nº 69

Carlos Morais

Universidade Fernando Pessoa

Miguel Stanley
Mariana Ivens
Inês Miguel
Susana Leite Gomes

Palavras-chave

Masserann, instrumentos fraturados, retratamento endodôntico, remoção de instrumentos.

O recurso a instrumentos endodônticos rotatórios em Níquel-Titânio é cada vez mais comum e abrangente, no entanto verifica-se que pode ocorrer fratura dos mesmos, quer por torção, quer por fadiga cíclica, o que poderá comprometer o sucesso da terapia endodôntica.

Pretendemos com este póster demonstrar através da apresentação de dois casos clínicos a eficácia dos sistemas de tubos, nomeadamente o Kit Masserann para a remoção de instrumentos fraturados do interior dos canais radiculares. Ambos os casos apresentavam diagnóstico de periodontite apical assintomática e instrumentos fraturados. O acesso aos instrumentos foi realizado com ponta Start – X® nº 3 e a sua remoção feita com Kit Masserann. No caso do incisivo central (2.1), após acesso ao comprimento de trabalho com lima K 20, instrumentámos o canal com recurso ao sistema Reciproc® e Profile® até um calibre final de 60.04. No segundo caso referente a um primeiro molar (4.6), a preparação foi efetuada, utilizando uma lima K 10 para permeabilização, e até lima K de 20 para o glide path. A instrumentação rotatória realizou-se com Protaper® X1, X2, X3 e Profile® 35.04.

Discussão

Os casos endodônticos que apresentam instrumentos fraturados constituem um desafio e devem se abordados de forma a preservar o máximo de estrutura dentária circundante, procurando favorecer o prognóstico do tratamento endodôntico.

Conclusão

Com o sistema Masserann é possível solucionar determinados casos de instrumentos fraturados de forma conservadora e eficaz, permitindo a posterior realização de um correto tratamento endodôntico.