Quisto folicular em dentição mista: Abordagem Clínica

Póster > Casos clínicos > Cirurgia oral

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 11h30 – 12h30 – Ordem nº 67

Joana Galego da Vila Mona Batalha

Universidade Católica Portuguesa

Ana Sofia Silva e Castro
António Manuel Pires Silva
Bruno Leitão de Almeida

Um paciente do género masculino com 12 anos de idade sem historial clínico de complicações ou doenças apresentou-se na consulta de Cirurgia Oral da Universidade Católica Portuguesa com indicação de extração do 5.3. e 6.3. No exame radiológico (ortopantomografia e rx-periapical) apresentava retenção bilateral dos caninos superiores com folículo dentário anormalmente volumoso, clinicamente assintomático, com tumefação e expansão do osso, deslocamento das raízes dos dentes adjacentes e com delimitação definida da cortical óssea.

Foi realizado diagnóstico diferencial entre folículo dentário e quisto folicular com consequente remoção cirúrgica através do alvéolo do respetivo quisto dentígero.

Efetuou-se follow up a 6 meses para avaliação da erupção dos caninos retidos.

A retenção dentária é multifatorial, sendo que em alguns casos é provocada por quistos de desenvolvimento ou massas tumorais.

O quisto folicular é um quisto de desenvolvimento, associado à coroa de um dente retido, caracterizado pelo acúmulo de líquido entre o epitélio reduzido de esmalte e o esmalte dentário ou por degenerescência, sendo raro na dentição mista.

O quisto folicular confunde-se radiograficamente com o folículo dentário. Numa medição do diâmetro entre as corticais que delimitam o quisto, constatámos que a distância era aproximadamente 20 milímetros. A delimitação da cavidade quistica e o envolvimento radiotranslúcido pericoronário são indicadores patognómicos de quisto dentígero, que em dentição mista, se define como quisto folicular.

Diagnostico diferencial de quisto folicular em dentição mista e remoção cirúrgica no ”timing” correto permite a erupção e colocação dos caninos na arcada dentária. Na inexistência da erupção espontânea recorre-se ao tratamento ortodôntico.