Tumor com Despapilação Localizado na Face Dorsal da Língua

Póster > Casos clínicos > Cirurgia oral

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 11h30 – 12h30 – Ordem nº 65

João Braga

Universidade do Porto

João Gião Carvalho
Filipe Coimbra
Bruna Estevinho
Tiago Pinto Ribeiro

Descrição

AMJ 17 anos, caucasiano, apresentou-se na consulta de Medicina Oral da FMDUP com um tumor na face dorsal da língua, composto por uma prega de tecido fibroso com 2 cm de altura e de largura, revestido por epitélio com papilas filiformes e fungiformes do tipo observado na língua, na face superior, e na face inferior por epitélio despapilado. À palpação era móvel e duro. O paciente está em tratamento ortodôntico e havia colocado uma barra palatina, entretanto removida. O ortodontista disse-lhe que o tumor desapareceria espontaneamente. Como este se manteve estável durante os últimos 2 meses, o paciente recorreu à nossa consulta.

Discussão

O diagnóstico clínico (fibropapiloma associado a trauma) foi efetuado pela história e observação. O tratamento destes tumores é a excisão. Se procedêssemos à excisão simples, a superfície da língua ficaria despapilada com possível perda de sensibilidade e de paladar. Optámos por fazer a dissecção cirúrgica do tecido fibro-epitelial (face inferior da lesão) com sutura da parte papilada ao bordo lingual correspondente. A excisão foi efetuada com dissecção em Z, para não perdermos tecido e a evitar zonas de fibrose. Aos dez dias removemos a sutura. A face dorsal da língua encontrava-se completamente epitelizada com função e sensibilidade normais. Pós-operatório sem edema nem dor. Passado um mês não apresentava zonas de fibrose nem visual nem à palpação.

Conclusão

As fibroses associadas a trauma são frequentes, o presente caso de um fibropapiloma com despapilação lingual e a documentação da técnica cirúrgica, pela sua raridade e bons resultados, justificam a publicação.

Palavras-Chave

Tumor, Língua, Trauma, Fibrose, Cirurgia, Ortodontia