O grafeno como material de reforço do polimetilmetacrilato – estudo in vitro

Póster > Investigação > Prótese Removível

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 63

Patrícia Leite

Universidade do Porto

Patrícia Fonseca
Nuno Viriato
Reis Campos
Maria Helena Figueiral

Introdução

O polimetilmetacrilato utilizado na confeção de próteses removíveis apresenta propriedades mecânicas que o tornam suscetível à fratura. O grafeno é um produto à base de carbono, com elevada resistência à fratura e tem sido testado como reforço de alguns materiais.

Objetivos

Reforçar o polimetilmetacrilato com grafeno (por revestimento e por incorporação) e avaliar as alterações produzidas nas suas propriedades mecânicas.

Materiais e métodos

Uma placa de resina acrílica é revestida com grafeno sintetizado por deposição de vapor químico em folha de cobre. Na incorporação do grafeno no monómero do polimetilmetacrilato utilizam-se flocos de 550nm dispersos em etanol na concentração de 1mg/L. São realizadas 60 amostras de resina com diferentes concentrações de grafeno e testada a resistência ao impacto e à flexão. Os dados recolhidos são analisados no programa excel.

Resultados

Foi possível reforçar o polimetilmetacrilato com grafeno (por revestimento e por incorporação) e de acordo com as concentrações testadas obtivemos alterações na resistência ao impacto e à flexão. Os melhores resultados foram registados para uma concentração de grafeno de 20% e os piores para uma concentração de 50%.

Conclusões

Os resultados mostram que é possível incorporar com sucesso o grafeno no polimetilmetacrilato, conseguindo uma melhoria nas suas propriedades mecânicas. São agora necessários mais estudos, nomeadamente estudos clínicos.

Implicações clínicas

Este estudo é a primeira abordagem da introdução do grafeno nos materiais protéticos e prova o potencial deste produto como meio de contornar as propriedades mecânicas menos favoráveis desses materiais.

Palavras-chave

Grafeno, polimetilmetacrilato, prótese removível, propriedades mecânicas, impacto, flexão