Manifestações Orofaciais da Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa

Póster > Investigação > Outra área científica

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 57

Maria Lourenço

Pedro Gomes
Álvaro Azevedo
Isabel Brandão

Introdução

A anorexia e bulimia nervosa evidenciam a relação entre a saúde geral e da cavidade oral, uma vez que podem surgir várias complicações extraorais e intraorais no curso da doença.

Objetivos

Quantificar as manifestações orofaciais detetadas nos doentes com anorexia ou bulimia nervosa e verificar quais as alterações mais prevalentes nestes doentes.

Metodologia

A amostra do estudo, constituída por 71 voluntárias, incluiu 22 doentes com anorexia nervosa e 11 doentes com bulimia nervosa, acompanhadas na Consulta de Comportamento Alimentar do Centro Hospitalar de São João no Porto. A análise estatística foi realizada com recurso ao software estatístico SPSS Statistics 23.0. Realizou-se a análise de frequências, Teste de Levene e Teste T, com um intervalo de confiança de 95%. Aplicou-se o Teste Qui-quadrado de Pearson (X2) para avaliar as diferenças existentes entre os grupos.

Resultados

Verificou-se que a maioria das pacientes não informou o seu médico dentista acerca do distúrbio alimentar (60,0%) e que apresentavam prevalência significativamente maior de cárie dentária (p < 0,0005), de lesões de erosão (p < 0,0005), de sensibilidade dentária (p < 0,0005), de doença periodontal (p < 0,0005), de xerostomia (p < 0,0005), de dificuldades nas funções da cavidade oral (p < 0,0005) e de hipossalivação (p < 0,0005).

Conclusão

A maioria das doentes apresentava alterações na cavidade oral e que, de modo geral, apresentavam pior saúde oral.

Implicações Clínicas

Os resultados permitem-nos verificar que nesta população existem necessidades aumentadas de um acompanhamento médico-dentário regular, para prevenir complicações e controlar as complicações existentes.