Exatidão da identificação da força oclusal através de marcas de papel articulação

Póster > Investigação > Oclusão

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 52

Joana Raquel Pereira

Júlio Fonseca
Pedro Nicolau

A Interpretação subjetiva de marcas de papel de articulação é o método mais comumente usado por médicos dentistas para selecionar contatos dentários para ajuste oclusal. Até à data, nenhum estudo foi publicado que ilustrasse a precisão e exatidão deste método. O objetivo do estudo foi determinar a precisão da identificação da força oclusal relativa num contato dentário através da interpretação de marcas de papel de articulação.

Materiais/métodos

171 Dentistas, Estomatologistas e Alunos do 5º ano do Mestrado Integrado em Medicina Dentária de Faculdades portuguesas, com vários anos de experiência, número diverso de cursos de Oclusão realizados e com/sem prática clínica predominante em Prostodontia/Implantologia/Oclusão participaram anonimamente num teste online. Foram mostradas 10 imagens de marcas de papel numeradas para seleção dos contatos que achassem refletir o “mais forte”, o “menos forte” e o “primeiro contato”, respetivamente. A medição da força dos contatos dentários, que permitiu elaborar a chave de resposta, foi efetuada com o sistema T-Scan 3 HD.

Resultados

A média de respostas certas foi de 24,6%, a maioria das quais referente ao contato “mais forte”. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os anos de experiência, o número de cursos realizados ou a predominância de prática clínica em Prostodontia/Implantologia/Oclusão. Calculou-se uma precisão de 30%, sensibilidade de 41% e especificidade de 19% para o método de determinação visual da força.

Conclusão

Os resultados desta investigação indicam que a interpretação subjetiva das marcas de papel de articulação não é um método preciso para a identificação da força oclusal num contato dentário.