Histologia dos gérmenes dentários – uma ferramenta para a idade fetal?

Póster > Investigação > Medicina Dentária Forense

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 51

Mariana Seabra

Paula Vaz
Rosete Nogueira
Ana Cristina Braga
António Felino

Introdução e objetivo

Estimar a idade é uma das principais ferramentas utilizadas para estabelecer a identidade humana. Particularmente a estimativa da idade gestacional do feto é de particular interesse em muitos campos científicos como a médicina-legal antropologia, anatomia e patologia fetal. Neste estudo, os autores investigaram a idade gestacional numa amostra populacional de fetos Portugueses. Foram analisadas imagens histológicas de germenes dentários comparados-as com idade gestacional obtida a partir de autópsias fetais.

Métodos

O estudo foi desenhado seguindo a normativa legal (Declaração de Helsínquia) e aprovado pelo Comissão ética da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) e do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia (CHVNG / E). Dos fetos que foram indicados para realização de autópsia, 37 foram selecionados aleatoriamente para passar por uma avaliação histológica de germenes dentários, seguindo um protocolo pré desenhado pelo Laboratório de Patologia do Centro de Genética Clínica (CGC Genetics). Antes de realizer os exames post mortem, o consentimento foi obtido a partir do pai ou outro parente que trouxe o feto.

Resultados

Determinamos o número exato, morfologia e mineralização dos germenes dentários em 37 fetos que foram submetidos a avaliações histológicas. Para se certificar da validade desta correspondência foi realizado um teste de concordância Kendall’s tau-c, o que permitiu um valor kappa de 0,701.

Conclusão

O estudo histológico de germenes dentários parece ser um bom indicador da idade fetal e o método aplicado uma ferramenta confiável e reprodutível de usar.