Cone Beam Computed Tomography versus Radiografia Periapical: estudo preliminar

Póster > Investigação > Endodontia

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 49

Liliana Lopes

Sara Lopes
Miguel Agostinho Cardoso
Rita Noites
Manuel Paulo

Introdução e Objetivos

As imagens radiográficas convencionais limitam a visualização das estruturas dentárias a um plano espacial. Mesmo aplicando várias incidências, as sobreposições de estruturas adjacentes são inevitáveis. As imagens obtidas pela técnica do Cone Beam Computed Tomography (CBCT) permitem a visualização tridimensional realçando o polimorfismo da anatomia canalar. O objetivo do estudo foi comparar as imagens obtidas através de radiografias (Rx) periapicais versus as obtidas por CBCT de um dente molar humano in vitro.

Materiais e Métodos

Análise do molar inferior mandibular com anatomia complexa. Foram executadas radiografias periapicais com três incidências: orto-radial, mesio-radial e disto-radial. Para análise em CBCT foi colado à face oclusal do dente um pino suportado num cubo acrílico. Após a obtenção das imagens radiográfias pelas diferentes técnicas, procedeu-se à comparação através de análise visual.

Resultados e Conclusões

Canais sobrepostos são difíceis de analisar mesmo recorrendo à realização de radiografias periapicais em várias incidências. O uso do CBCT permitiu ultrapassar estes obstáculos e visualizar a localização do seu foramen apical através dos cortes axiais e possibilitou a visualização tridimensionalmente dos canais radiculares. A dose de radiação necessária à obtenção das imagens é mais elevada nesta técnica face ao Rx convencional, o que é um fator desfavorável e preponderante, na decisão de recorrer ao CBCT para realização de tratamentos endodônticos.

Implicações clínicas

O recurso a CBCT destina-se essencialmente a casos complexos, permitindo a realização de um diagnóstico mais preciso e elaboração do plano de tratamento mais adequado.

Palavras-Chave

CBCT, radiografia convencional, endodontia, variações anatómicas