Estudo comparativo entre dois adesivos usando um laser Er:YAG

Póster > Investigação > Dentisteria Operatória

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 48

V. Lourenço Mota

Introdução

Com este trabalho tentou demonstrar-se a capacidade dos lasers executarem uma dentisteria minimamente invasiva desde que algumas condições, como o sistema adesivo e os parâmetros de laser, sejam cumpridos.

Objetivo

Avaliar e comparar as diferenças da resistência ao cisalhamento entre dentina irradiada e não irradiada com dois sistemas adesivos auto condicionantes diferentes utilizando a mesma fluência.

Material e Métodos

Setenta e dois dentes humanos foram armazenados em água destilada. As amostras foram divididas em duas partes e aleatoriamente designadas em quatro grupos de dezoito amostras.

Grupo1: turbina +Futurabond U.

Grupo2 : turbina + Clearfil SE Bond 2®.

Grupo3: Er:YAG + Futurabond U®

Grupo 4: Er:YAG + Clearfil SE Bond 2®.

As amostras foram de novo guardadas em água destilada a 35ºC nas 24 horas que antecedem o teste.

Resultados

As análises estatísticas foram executadas com o teste ANOVA. Concluiu-se que o uso do laser não afetou significativamente a resistência ao cisalhamento quando comparada com turbina. Contudo, em relação sistema adesivo, os grupos Clearfil SE Bond 2® tiveram um desempenho significativamente melhor do que os grupos Futurabond U®.

Conclusão

Depois de medir e comparar as diferenças da resistência ao cisalhamento, obtidas depois do condicionamento da dentina com turbina e Er:YAG laser a baixa fluência com dois adesivos autocondicionantes, concluiu-se que a turbina tem melhor desempenho que o Er:YAG laser, ainda assim sem diferenças estatisticamente significativas. A melhor combinação de laser é com o adesivo Clearfil SE Bond® que tem melhor desempenho do que o Futurabond U®.