Próteses imediatas acrílicas removíveis convencionais – Revisão descritiva dum recurso clínico

Póster > Revisão > Prótese Removível

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 11h30 – 12h30 – Ordem nº 45
Candidato a prémio

Margarida Mateus Carrilho

Universidade Fernando Pessoa

Patrícia Manarte Monteiro
Márcia Cascão
Tiago José Martins
Sandra Gavinha

Introdução

A Prótese Imediata (PI) é um dispositivo médico feito por medida que pode ser efetuado antes ou durante um planeamento de reabilitação, sendo por isso confecionada com limitações de critérios protocolares comparativamente à execução de uma prótese reabilitadora.

Objetivos/Métodos

Revisão descritiva ilustrada dos critérios relativos às condições clínicas com indicação das PI acrílicas removíveis, convencionais. Foi realizada uma revisão bibliográfica clínica na PubMed/Medline e Science Direct, com as palavras-chave: “Immediate Removable Prosthesis”, “Immediate Denture”, “Immediate Complete Denture”, “Immediate parcial Denture”, “provisional dental prosthesis”, “acrilyc denture”. Consideraram-se estudos de revisão sistemática, narrativa e série de casos, publicados nos últimos 10 anos, que incluíssem na metodologia PI dento-muco-suportadas e muco-suportadas.

Resultados

Incluíram-se 6 publicações: 3 de investigação, 2 de casos clínicos e uma de revisão. A PI apresenta vantagens como, reabilitação imediata na manutenção da DVO, prevenção de traumatismos sobre a ATM, promoção da cicatrização dos alvéolos pós-extracionais e no restabelecimento/manutenção da estética, mastigação e fonética. Permite ao paciente adaptar-se e aceitar as novas condições da cavidade oral. Na sua utilização de forma prolongada registam-se alterações nos tecidos de suporte, como resultado da sua desadaptação.

Conclusões

As PI permitem uma continuidade da atividade funcional e estética do paciente durante o período de reabilitação. É no entanto um procedimento de carácter transitório que necessita de uma solução reabilitadora definitiva.

Implicações clínicas

As PI apresentam-se como um recurso clínico de carácter provisório e de fácil execução, quando temos necessidade de realizar procedimentos na cavidade oral que condicionam as suas funções.