Prevenção da doença cárie: quando começar? – Revisão sistemática da literatura

Póster > Revisão > Medicina Dentária Preventiva

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 14h30 – 15h30 – Ordem nº 44
Candidato a prémio

Fátima Vitorino

Universidade Fernando Pessoa

José Frias Bulhosa
Alice Martins

Palavras-chave

Cárie; cárie precoce da infância; prevenção; gravidez; período perinatal; educação para a saúde

Introdução

A cárie apresenta repercussões significativas a nível individual, familiar e socioeconómico, com impacto imediato e a longo prazo. Portugal, após mais de 20 anos de programas de saúde pública oral, ainda está distante da meta europeia da OMS para o ano 2020, de 80% de crianças livres de cárie aos 6 anos (54,8% em 2008).

Objetivos

Determinar o momento ideal de início de prevenção da cárie.

Métodos

Pesquisa na PubMed, b-on e SciELO, 2000-2015, descritores MeSH “Preventive Dentistry/education”, “Preventive Dentistry/methods”, “Preventive Dentistry/standards, “Dental Caries/prevention and control”.

Critérios de inclusão: línguas Inglesa, Portuguesa e Espanhola, sob o formato de Guideline, Meta Analysis, Patient Education Handout, Practice Guideline, Review, Scientific Integrity Review, Systematic Reviews.

Resultados

De 69 artigos, selecionaram-se 17. A cárie é prevenível, sendo que durante o primeiro ano de vida, a prevalência é próxima de zero e a possibilidade de prevenção muito elevada. A estratégia prioritária de prevenção consiste na educação para a saúde, que deve ser ministrada antes da instalação dos fatores de risco.

Conclusões

A literatura é unânime de que a prevenção da cárie deve iniciar-se durante a gravidez através de educação para a saúde e ser periodicamente reforçada após o nascimento do bebé.

Implicações clínicas

Adotar um papel ativo na promoção da saúde oral e prevenção das doenças orais, através de intervenções comunitárias a grávidas e recém-pais, para aumentar a literacia em saúde oral das comunidades.