Recobrimento radicular múltiplo num paciente com Patologia Periodontal – Caso clínico

Póster > Casos clínicos > Periodontologia

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 9h30 – 10h30 – Ordem nº 34
Candidato a prémio

Raquel Moreno

Universidade Fernando Pessoa

Patrícia Manarte Monteiro
Alexandrine Carvalho
Sandra Gavinha
Hélder Filipe Oliveira

Descrição do caso clínico

Paciente género masculino, 52 anos, não fumador, compareceu na consulta com queixas de hipersensibilidade dentária e preocupação com as recessões gengivais generalizadas. Após diagnóstico de periodontite crónica generalizada moderada realizou-se um tratamento periodontal inicial dirigido à causa. Posteriormente à reavaliação, indicativa de saúde periodontal, as preocupações funcionais do paciente persistiram em relação às recessões gengivais múltiplas. Após discussão detalhada com o paciente das várias opções terapêuticas e dos respetivos prognósticos, optou-se pelo recobrimento radicular múltiplo nas zonas dentárias do 1ºquadrante (11, 12, 13 e 14) e no 2ºquadrante (21, 22, 23 e 24), numa primeira fase, recorrendo a retalhos de reposicionamento coronal e enxertos de tecido conjuntivo subepiteliais (ETC’s) sítio-específicos. Neste trabalho será realizada uma descrição passo a passo de todo o processo cirúrgico, assim como apresentado o follow-up inicial do caso clínico aos 6 meses.

Discussão

A seleção da técnica cirúrgica para tratamento de recessões gengivais depende de vários fatores. Condições anatómicas, estabilidade a longo prazo e preferências e expectativas do paciente devem ser consideradas no plano de tratamento. A utilização de ETC’s sítio-específicos prende-se com a estabilidade a longo prazo do recobrimento radicular nas áreas de maior risco de recidiva (preocupação prioritária do paciente), não sendo o motivo estético o objeto primário da intervenção.

Conclusão

Retalhos de reposicionamento coronal e enxertos de tecido conjuntivo subepiteliais (ETC’s) sítio-específicos, podem ser utilizados com sucesso no recobrimento radicular múltiplo.

Palavras-chave

Gingival recessions, periodontal plastic surgery, root coverage, periodontal long-term stability, sub-epithelial connective tissue graft, coronally advanced flap