Quisto radicular por trauma: a propósito de um caso clínico

Póster > Casos clínicos > Patologia Oral

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 9h30 – 10h30 – Ordem nº 33
Candidato a prémio

Nuno Sampaio

Instituto Universitário de Ciências da Saúde

Tiago José Martins
Filipe Augusto Martins
João Castro
David Alfaiate

Descrição do caso clínico

Paciente do género masculino, com 48 anos, recorreu a consulta de Medicina Dentária de rotina. Após ortopantomografia, evidenciou-se presença de imagem radiolúcida de grandes dimensões, unilocular e com bordos definidos na região anterior do mento. A anamnese revelou a ocorrência de trauma nesta região. Foi efetuada a enucleação da lesão e regeneração óssea guiada com substituto ósseo sintético e membrana reabsorvível.

Discussão

A etiologia dos quistos radiculares está relacionada com a persistência de restos epiteliais de Malassez no ligamento periodontal. Neste caso clínico, a etiologia do quisto radicular poderá ter relação com traumatismo ocorrido na região anterior do mento, provocando necrose dentária. Para estas lesões há dois tipos de abordagem terapêutica: marsupialização e/ou enucleação. O tratamento de quistos radiculares de grandes dimensões tem sido nos últimos anos alvo de discussão na comunidade científica. Neste caso, a opção terapêutica foi a enucleação o que pode constituir uma vantagem pelo facto de ser apenas necessário uma fase cirúrgica, removendo a lesão na totalidade. Esta remoção completa permite uma análise histopatológica da peça.

Conclusões

A abordagem terapêutica depende do tamanho, da localização, da integridade óssea envolvente, e da proximidade de estruturas vitais. A ocorrência de lesões intraósseas assintomáticas evidencia a importância da realização de exames radiográficos de rotina como meio de diagnóstico deste tipo de lesões.