Reconstruçāo e Reabilitaçāo de Maxila Atrófica Utilizando Osso Homólogo e Implantes Osseointegrados

Póster > Casos clínicos > Cirurgia oral

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 9h30 – 10h30 – Ordem nº 18
Candidato a prémio

Bruno Candeias

Adriana Coura Oiveira Vitoria
Thiago Resck
Luis Gustavo Zimmermann
Fabiano Capato de Brito

Paciente I. S. , sexo Feminino, 46 anos, sem comprometimentos sistémicos relevantes (ASA1).

Ausência total de elementos superiores, portadora de prótese total superior e apresentava atresia maxilar significativa.

Planeamos e executamos uma reconstruçāo maxilar total com osso homólogo, realizando levantamento de seio maxilar bilateral e enxerto onlay anterior para ganho de espessura. Com a posterior instalaçāo de 7 implantes, respeitando período de integraçāo do enxerto ao leito receptor; de modo a possibilitar a reabilitaçāo oral da paciente de maneira total, fixa e definitiva.

Uma alternativa à utilização de osso autógeno é o uso de enxerto ósseo homólogo, para correções de deficiências ósseas. O osso homólogo tem-se mostrado clinicamente viável; e evita um segundo sítio cirúrgico, apresentando elevados índices de sucesso. No caso clínico em questão optou-se por utilizar o enxerto homólogo, pois seria necessário uma grande quantidade de tecido ósseo para possibilitar a instalação dos implantes e adequado suporte labial.

Em casos de atresia maxilar severa e necessidade de reconstruçāo e reabilitaçāo total, o planeamento e execuçāo do tratamento como o apresentado, mostrou-se de extrema eficiência, obtendo resultados de acordo com o esperado, devolvendo à paciente padrões ideais de oclusāo e conforto, e com menor morbidade em funçāo da utilizaçāo de osso homólogo para a reconstruçāo.