Perfil médico dos doentes da consulta de Triagem do ISCSEM

Póster > Investigação > Terapêutica/Farmacologia

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 12h00 – 13h00 – Ordem nº 16
Candidato a prémio

Ricardo Almeida

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

José Moreno
Bruno Barroso
António Lopes
Cátia Simões

Introdução

Os avanços médicos e tecnológicos, bem como as políticas de saúde, permitiram um aumento da esperança média de vida. Inevitavelmente, é expectável que os médicos dentistas se deparem com um crescente número de doentes medicamente comprometidos. Estes doentes aumentam o risco de uma emergência médica no consultório dentário.

Objetivo

Estudar a prevalência da condição médica e medicamentosa dos doentes que procuraram a consulta de triagem do ISCSEM

Materiais e Métodos

Foram selecionados, aleatoriamente, 674 doentes que recorreram à consulta de Triagem da clínica Universitária do ISCSEM entre janeiro e maio de 2015. As histórias clínicas foram analisadas e os dados transcritos atendendo à idade, sexo, condição médica e medicação.

Resultados

Dos 674 doentes analisados, 45.4% apresentavam pelo menos uma comorbilidade. As Patologias Médicas mais comuns foram as Doenças Cardiovasculares (20,6%), as Doenças Psiquiátricas (7.4%), as Doenças Endócrinas/Diabetes Mellitus (7.3%) e as Doenças Respiratórias (6.7%). Do total da amostra, 35.9% tomavam medicação prescrita.

Conclusões

A prevalência de patologias médicas e de doentes medicados é relativamente elevada nesta amostra. As condições médicas mais comuns foram a Doença Cardiovascular, a Doença Psiquiátrica, as Doenças Endócrinas e as Doenças Respiratórias. Uma história clínica correta e detalhada é essencial antes de se iniciar um tratamento dentário.

Implicação Clínica

Os doentes com patologias de base aumentam o risco de uma emergência médica no consultório dentário. Os Médicos Dentistas devem estar preparados para as emergências médicas que são mais comuns nestes doentes: angina instável, crises de asma, enfartes do miocárdio, hipoglicémias e episódios psicóticos.