Avaliação Periodontal em Doentes Diagnosticados com Doença Inflamatória Intestinal

Póster > Investigação > Periodontologia

Hall dos Pósteres – 12 novembro, 12h00 – 13h00 – Ordem nº 15
Candidato a prémio

Nuno Laranjeira

Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz

Objetivo

O objetivo deste estudo observacional e analítico foi o de avaliar a possível associação entre a doença inflamatória intestinal e doença periodontal.

Métodos

A amostra foi selecionada de entre os doentes das consultas externas de gastrenterologia geral e doença inflamatória do Hospital Garcia de Orta, em Almada, Portugal, com diagnóstico prévio de doença de Crohn ou colite ulcerosa e que aceitaram participar neste estudo. Para cada paciente foram determinados os valores do índice periodontal comunitário e do índice higiene oral simplificado. Foram ainda obtidos dados referentes aos hábitos de higiene oral, hábitos tabágicos, terapêutica farmacológica, duração e atividade da doença inflamatória intestinal. O grupo controlo foi constituído por indivíduos saudáveis, acompanhantes dos doentes do grupo de estudo.

Resultados

O Índice Periodontal Comunitário (0-5) apresentou valores de 2,0±1,07 para o grupo controlo (n=58) e 2,8±0,98 para o grupo de estudo (n=113). Esta diferença foi estatisticamente significativa (p<0,0001), mostrando uma maior gravidade da doença periodontal nesses pacientes. O estado periodontal parece ter-se deteriorado no curso da doença, mas não de forma estatisticamente significativa. Os restantes fatores avaliados não se mostraram modificadores da expressão da doença periodontal nestes doentes.

Conclusão

Existiu uma associação positiva entre a doença periodontal e a doença inflamatória intestinal com estes doentes a apresentarem graus mais severos de periodontite quando comparados com o grupo de controlo.

Palavras-Chave

Doença Intestinal Inflamatória, Doença de Crohn, Colite Ulcerativa, Doença Periodontal